A produção de conservas de pescados artesanais é uma tradição secular na Europa. Devido ao controle da pesca, as empresas se especializaram nesse modelo de produção que garante peixes e frutos do mar durante o ano todo. Com isso, a cultura gastronômica europeia se enriquece de receitas deliciosas que representam a cultura local e o consumo de pescados.

O pescado, o sal e o azeite. Três ingredientes simples que garantem um alimento nutritivo e saboroso. O processo de conservas de alimentos é 100% natural, não possui conservantes e oferece muitos benefícios para a saúde.

O processo artesanal de produção é a grande inspiração de marcas europeias, que optaram por produzir em baixa escala para priorizar o sabor e a experiência gastronômica dos consumidores.

Conheça mais sobre a história da produção de peixes e frutos do mar em conserva! 

Como é regulamentada a pesca sustentável na Europa

Além do compromisso de oferecer um alimento saboroso e de qualidade, as empresas produtoras de conservas de pescados artesanais se preocupam com o meio ambiente. Assim, a pesca sustentável garante o futuro das espécies e promove a sustentabilidade ambiental e econômica. 

Esse modelo de produção se baseia em 3 pontos-chave:

  • A saúde da população dos pescados
  • Impacto ambiental
  • Gestão eficaz da pesca

Entidades ambientais, como a MSC (Marine Stewardship Council), realizam os estudos anuais sobre a biodiversidade marinha. O trabalho das ONGs tem sido importante para analisar e repassar esses dados para o governo e para as empresas.

Como os pescados são produzidos em conserva, os produtores podem se planejar para que toda a pesca concentre-se em uma época do ano específica, de forma que não prejudique a reprodução da espécie.

Além disso, Já não existem mais temporadas com centenas de toneladas de pescados. Hoje, a pesca de cada espécie fica em torno de poucas dezenas de toneladas por ano. Enquanto isso, o papel das marcas é respeitar as normas ambientais e não contribuir com o comércio ilegal de pescados.

Como funciona a produção de conservas de pescados artesanais

Para trabalhar com conservas de pescados artesanais uma empresa precisa saber que não se pode produzir industrialmente. Assim, você se pergunta: mas com a pesca restrita, isso não cria uma competição pela maior quantidade de pescados?

Não! O objetivo dessas empresas é fabricar um pescado em conserva saboroso, de alta qualidade. Marcas como a Conservas Pinhais e Ramirez têm grande parte da produção feito por pessoas. Ambas produzem sardinha, cavala e carapau e, desde a fundação da empresa, mantêm o processo de conserva artesanal.

É o que podemos considerar uma experiência premium da gastronomia. O peixe, o azeite, os legumes, tudo é escolhido a dedo para produzir um alimento muito saboroso.

Isso requer tempo, dedicação e o trabalho de pessoas que se empenham todos os dias na produção de peixes e frutos do mar em conserva. A paixão ou, no caso, a competição entre as empresas, mantém viva uma cultura que perdura por séculos.

O grande motivo de orgulho para marcas como a Conservas Pinhais (Nuri), Ramirez, La Belle Iloise e Luças é contar, geração após geração, como seus produtos são reconhecidos em qualquer parte do mundo pela qualidade e pelo sabor.

Neste artigo, contamos como a sardinha em conserva é produzida.

Conheça mais sobre a história das melhores marcas de peixes e frutos do mar em conserva do mundo

A Fui ao Mar teve a experiência de visitar fábricas onde essas conservas de pescados artesanais são produzidas. Conhecemos a produção, ouvimos histórias, vivenciamos a cultura que países como Portugal, Espanha e França têm pela gastronomia de peixes e frutos do mar em conserva.

E afirmamos com toda certeza que, para os apaixonados por cultura, gastronomia e lugares históricos, conhecer essas fábricas é um oportuno privilégio. Além disso, compartilhamos em nosso site as belíssimas histórias dessas marcas.

A Fui ao Mar te propõe navegar por novos sabores. Vamos juntos conhecer mais sobre gastronomia!

Cadastre-se em nossa newsletter para receber conteúdos exclusivos em seu e-mail!

Recomendados para você