A gastronomia marítima contempla milhares de espécies e talvez não seja possível provar em uma vida todos os sabores de receitas com peixes e frutos do mar. Mas podemos vivenciar as melhores experiências gastronômicas sabendo exatamente o que comer.
Dentre as experiências fantásticas, existem os pequenos mariscos das Rías Gallegas, considerados os melhores do mundo.
O bom disso é que a Fui ao Mar é parceira de fornecedores locais e somos autorizados a vender as deliciosas conservas de peixes e frutos do mar produzidos por lá, aqui no Brasil. Ou seja, degustar da ótima gastronomia galega sem precisar cruzar o Atlântico.
Mas então, por que os mariscos das Rías Gallegas são considerados os melhores do mundo? Venha navegar por novos sabores e descobrir os motivos!
O tesouro que habita os mares galegos
Com 1.498km de extensão, a costa norte da Espanha é formada por diversos canais que deságuam no Oceano Atlântico e juntos constituem as Rías Gallegas. Os enormes afluentes que determinam a paisagem local constituem o lar de um grande ecossistema marinho.
Segundo o biólogo marinho Javier García Galdo, as Rías Gallegas têm uma diversidade de mariscos maior do que a portuguesa, a francesa e a do sul da Espanha.
Mas o que realmente faz a diferença na qualidade dos mariscos encontrados por lá é o fenômeno natural chamado “afloriamiento”. De forma bem didática, os ventos do nordeste que vêm da terra empurram as águas doces para o mar. As águas doces são mais quentes e, portanto, mais densas, então afundam. As águas frias do mar são forçadas a emergir, trazendo consigo a riqueza de nutrientes com sais minerais e plânctons que habitam o fundo do mar.
Esses nutrientes são alimentos das espécies de mariscos que vivem nas águas rasas e areias da costa galega.
O fenômeno acontece o ano todo, mas é mais intenso entre março e setembro.
Os fatores naturais únicos das Rías Gallegas proporcionam as condições perfeitas para que as espécies de mariscos possam se reproduzir em grande quantidade. Isso faz do lugar o estuário com a maior variedade de produtos do mar do mundo.
As histórias locais contam que o formato das Rías Gallegas foram feitas pelos dedos de Deus, quando ele se sentou para descansar e apoiou as mãos sobre a terra.
Mariscos galegos: cultura, tradição e gastronomia
Pode-se pensar também que o sucesso dos mariscos galegos sofre a influência da população local, que soube muito bem valorizar seu produto. A Galícia é uma região da Espanha que vai além das Rías Gallegas.
A cidade de Santiago de Compostela é uma das mais famosas do mundo, preservando sua arquitetura medieval que atrai turistas religiosos ao “Caminho de Santiago”. Outra coisa que chama muito a atenção é a cultura da população. Eles entendem a importância da pesca para a subsistência da região e essa tradição milenar é feita de forma sustentável, respeitando os limites de reprodução das espécies, garantindo alimento e empregos para todos e por muito tempo.
Os mariscos são como um bem muito precioso da Galícia, mesmo que não sejam caros. Eles fazem a fama do local e atraem milhares de turistas e consumidores do mundo todo.
Conquistam pela boca? Com certeza! Só é possível provar a qualidade dos melhores mariscos do mundo comendo as deliciosas receitas galegas. A gastronomia da região é de encantar os olhos e a boca, com sabores únicos.
Você pode comprovar isso visitando um dos 11 restaurantes com Estrela Michelin ou um dos 25 com Soles Repsol.
A região ainda detém diversas premiações de melhor marisco em conserva do mundo, inclusive com produtos dos nossos fornecedores parceiros Real Conservera Espãnola e La Brújula.
Para celebrar toda essa riqueza gastronômica, a Galícia promove mais de 300 festivais por ano. Ou seja, quando você estiver por lá, é bem provável que algum festival esteja acontecendo.
Difícil não se impressionar com a Galícia. Paisagens incríveis, gastronomia deliciosa e dona dos melhores mariscos do mundo.
Gostou de navegar por novas histórias? Então continue acompanhando os conteúdos da Fui ao Mar!