Ainda pouco conhecida fora dos círculos especializados, a sigla ESG (Environmental, Social and Governance – ambiental, social e governança, em português), será cada vez mais trabalhada dentro das empresas.
O conceito reúne políticas de meio ambiente, responsabilidade social, governança e não se restringe às organizações, pois envolve pessoas e meio ambiente.
Mas afinal, o que é ESG e qual a sua importância no ambiente corporativo?
O que é ESG?
O conceito de ESG diz respeito ao conjunto de boas práticas que definem se uma empresa é socialmente consciente, sustentável e gerenciada de maneira correta. Trata-se, especificamente, de uma forma de medir o desempenho de sustentabilidade de uma empresa.
Nesse sentido, ESG reúne-se em 3 pilares:
- Environmental (Meio ambiente);
- Social;
- Governance (Governança).
Esses pilares, então, são utilizados como critérios para entender se uma empresa possui, de fato, sustentabilidade empresarial, ampliando a perspectiva de análise do negócio para além das métricas financeiras.
Quais são os princípios básicos do conceito ESG?
Ficou evidente que o ESG é norteado por três princípios básicos. Mas o que eles significam na prática? Confira:
- Ambiental
O critério ambiental inclui exigências, como:
- gestão de resíduos;
- política de desmatamento;
- uso de fontes de energia renováveis;
- ações para melhorar e preservar a biodiversidade;
- controle exercido pela empresa em terras que possui;
- posicionamento da empresa em relação a questões de mudanças climáticas.
- Social
Quando falamos dos critérios sociais, há alguns pontos importantes a serem analisados por gestores de empresas, como:
- entender qual a taxa de turnover;
- saber se há algum tipo de plano de previdência para os funcionários;
- questionar se o nível de envolvimento dos funcionários com a gestão da empresa é adequado;
- entender se o salário, benefícios e vantagens oferecidos aos funcionários é justo em relação ao mercado.
- Governança
Em ESG, o aspecto governança foca em como uma empresa é administrada pela gestão e direção. Nesse caso, a empresa deve avaliar questões como:
- Se há transparência financeira e contábil;
- Se os relatórios financeiros são completos e honestos;
- Avaliar a remuneração dos acionistas.
Como e quando surgiu o ESG?
O ESG surgiu em 2004. Nessa época, o termo foi citado em uma publicação do Pacto Global em parceria com o Banco Mundial, intitulado “Who Cares Wins”, que traduzido, pode ser lido como: ‘“Quem se importa, ganha’’.
Já em 2007, surgiram os green bonds, títulos emitidos com objetivo de captar recursos para promover a melhoria ambiental.
Hoje, os critérios Ambiental, Social e Governança avançam globalmente e apontam para um caminho sem volta no mundo das empresas que se preocupam com um futuro sustentável.
Como o ESG se aplica ao ambiente das empresas e quais são suas vantagens?
O conceito do ESG não se resume apenas a uma estrutura em que grandes empresas tomam a iniciativa da mudança. ESG também pode ser praticado por funcionários, reguladores e todos os envolvidos no ecossistema.
Fenômenos como a pandemia de COVID-19 e as mudanças climáticas tornam ainda mais evidente que não somos os donos do nosso planeta, mas sim os administradores da natureza.
Nesse sentido, as empresas têm, inegavelmente, a responsabilidade de promover ações climáticas positivas para construir um futuro mais sustentável.
Mas afinal, quais são os benefícios do ESG para a empresa?
A adoção das práticas de sustentabilidade proporciona diversos benefícios para o negócio, como:
- aumento de capital de giro;
- atração de novos investidores;
- adoção de um sistema de compliance;
- melhoria do posicionamento no mercado;
- conexão entre os consumidores e a marca;
- identificação de melhores oportunidades no mercado;
- atração de público interessado no consumo consciente;
- redução de despesas.
Como ESG funciona na prática?
O primeiro passo para implementar o conceito ESG em uma empresa é conhecer os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável instituídos pela ONU e analisar quais os impactos positivos e negativos podem ser aplicados à realidade de uma empresa. A partir disso, é importante definir estratégias e planos para cada um dos objetivos.
O segundo passo é envolver as lideranças e os colaboradores, pois, como se trata de uma mudança na cultura organizacional, o engajamento de todos é essencial para que os processos de ESG sejam entendidos de forma simples e didática.
Por fim, compreender os aspectos centrais e teóricos ESG é imprescindível para a construção de estratégias e implementação de uma política dentro do ambiente empresarial. No entanto, não basta a teoria. Vale ressaltar que é preciso mudanças nos processos internos e externos da empresa para que haja uma consolidação da política ESG que não seja meramente conceitual.
Agora que você já sabe o que é o ESG e qual a sua importância no ambiente empresarial, navegue no blog e inspire-se com outras práticas para um mundo sustentável.