O atum em conserva é um alimento rico em ômega 3, ferro, fósforo, magnésio e diversas vitaminas. Por isso, hoje dedicaremos um tempo para conhecer essa espécie de peixe subdividida em 14 espécies diferentes. Vamos conhecer os benefícios do atum em conserva para a saúde.

Esse pescado é muito comum e tradicional na gastronomia mundial. No ocidente, o atum é encontrado em conserva e serve de ingrediente para massas, pizzas e sanduíches. No oriente, o atum é tradicionalmente servido cru, sendo o Japão o maior consumidor mundial.

No Brasil, a Fui ao Mar é uma loja de peixes e frutos do mar em conserva das melhores marcas da Europa. Por isso, nós te convidamos a navegar por novos sabores e se deliciar com receitas feitas com esses alimentos.

Portanto, vamos conhecer os benefícios do atum em conserva e aprender sobre a importância dele em nossa dieta nutricional. Continue a leitura!

Características da pesca e produção do atum em conserva

Quando falamos da Europa, o atum é um habitante cativo das águas costeiras de Portugal e do Mar Mediterrâneo. Todas as 14 subespécies do atum têm capacidade de viver e reproduzir nessa região.

No entanto, algumas delas estão à beira da extinção, como o atum-rabilho, ou bluefin, a maior delas, que pode medir até 5 metros de comprimento e pesar 250kg. Na história, o maior já pescado tinha 780kg.

Além disso, essa espécie possui uma incrível capacidade de variar sua temperatura corporal, que lhe permite mergulhar em profundezas de até 900 metros para se alimentar.

Atualmente, outras espécies menores como o atum voador e o albacora são utilizadas na produção de atum em conserva. As características nutricionais não variam significativamente, pois essas espécies se alimentam dos mesmos crustáceos, lulas e peixes menores.

Os nutrientes e benefícios do atum em conserva para a saúde

A primeira dúvida para grande maioria das pessoas é saber se o alimento em conserva tem conservantes e se faz mal à saúde. Em relação aos peixes e frutos do mar em conserva da Fui ao Mar, podemos garantir que são 100% livres de conservantes e possuem inúmeros benefícios para a saúde.

As conservas da Fui ao Mar são importadas de Portugal e da Espanha. Nesses países, o consumo de peixes e frutos do mar em conserva faz parte da cultura local. São produtos artesanais, presentes em diversas receitas nacionais.

Sabendo disso, vamos aprender sobre os nutrientes e benefícios do atum em conserva. Para começar, a presença do ômega 3 é essencial para regular o sistema cardiovascular e fortalecer nosso corpo de males como hipertensão e colesterol. Os ácidos graxos do ômega 3 também são importantes no combate à depressão e ao Alzheimer.

O atum em conserva também concentra grandes quantidades de vitaminas B6, B9 e B12, responsáveis pela produção de glóbulos vermelhos no sangue. Sendo assim, são ótimas aliadas contra doenças imunológicas, como a anemia.

Outras vitaminas do atum em conserva são: A, D, B1, B2, B3 e B5.

E, ainda, podemos citar a presença de ferro e magnésio. O primeiro, importante na produção de glóbulos vermelhos e energia para o corpo. O segundo, ótimo para o fortalecimento dos ossos e dentes.

Aprenda mais sobre a gastronomia de peixes e frutos do mar em conserva!

Muito aprendizado, não é mesmo? Na Fui ao Mar, você é nosso(a) convidado(a) para navegar por novos sabores e conhecer toda a cultura que a gastronomia nos permite.

Se gostou do texto, compartilhe com seus amigos!

Se gostou muito, acesse nossa seção de receitas e se delicie com uma culinária rica em peixes e frutos do mar em conserva.

Aproveite e cadastre-se em nossa newsletter e receba conteúdos diretamente no seu e-mail!

Recomendados para você