Peixes e frutos do mar são alimentos altamente perecíveis. Quando fresco ou em lata (depois de aberto), eles devem ser consumidos na hora ou em até 1 dia, caso sejam guardados na geladeira. Após esse tempo, consumi-los torna-se um risco para a saúde.

Essa perecibilidade dos pescados fez com que, há quase 200 anos, as embalagens herméticas surgissem para ajudar na conservação de alimentos. Os peixes e frutos do mar em conserva ficaram mais atrativos à medida que seu consumo e armazenamento foram prolongados por anos.

No início, a lata era uma solução para um problema, mas depois tornou-se uma maneira sofisticada de consumir peixes e frutos do mar. A forma como os pescados são conservados resulta em mais sabor e receitas deliciosas para quem ama navegar por novos sabores da gastronomia.

Qual a validade dos peixes e frutos do mar em conserva?

Em média, os peixes e frutos do mar em conserva têm validade de 5 anos. Essa informação vem sempre indicada nas latas, assim como as orientações para melhor conservar as conservas.

Muitas pessoas têm o hábito de guardar as latinhas na geladeira como forma de preservar o alimento. Você sabia que isso não é necessário, além de “prejudicar” o sabor da conserva?

Pela forma como os peixes e frutos do mar são produzidos, as latas podem e devem ser armazenadas fora da geladeira, em temperatura ambiente. A única orientação é que sejam guardadas fora do alcance da luz do sol e em locais secos. Ou seja, as conservas podem ser mantidas dentro do armário.

Os peixes e frutos do mar em conserva são embalados hermeticamente, o que significa sem a presença de ar, o que impede a proliferação de microorganismos.

como-conservar-peixes-e-frutos-do-mar-em-conserva-fui-ao-mar

Por que não guardar latas de conserva na geladeira?

As latinhas fechadas de peixes e frutos do mar em conserva não devem ser guardadas na geladeira para evitar o congelamento do caldo que acompanha os pescados. O esfriamento ou congelamento da conserva interfere na maturação entre azeite e sardinha, por exemplo, que faz aflorar o sabor do alimento.

Por conta disso, uma dica muito valiosa é virar a latinha de ponta-cabeça a cada 6 meses. Isso ajuda na absorção do caldo pela carne, apurando o sabor da conserva.

No catálogo da Fui ao Mar, nossos peixes e frutos do mar contam com receitas que incluem temperos e legumes que harmonizam com a espécie de pescado. Isso faz, por si só, que esse seja um alimento pronto para consumo ao abrir a lata.

A outra dica é ficar de olho na data de fabricação da conserva. Os produtores indicam que o auge do sabor das conservas acontece após 3 ou 4 anos, bem análogo ao vinho. Claro que isso varia de paladar para paladar, além de ser quase impossível resistir não abrir a latinha por tanto tempo.

Por conta disso, a grande vantagem dos peixes e frutos do mar em conserva em relação aos pescados frescos é justamente a possibilidade de fazer um estoque em casa. Com uma grande variedade de espécies, é possível consumir uma por semana, enquanto as outras maturam e afloram o sabor.

Receitas com peixes e frutos do mar em conserva

Além de deliciosas, essas conservas harmonizam muito bem com massas, saladas e assados.

Em nosso menu RECEITAS, você confere dezenas de pratos para fazer com seus peixes e frutos do mar em conserva. Acesse para saber mais!

Recomendados para você