Sem nenhuma exceção, todos os alimentos produzidos no mundo têm um prazo de validade. Alguns duram pouquíssimas horas antes de estragar, já outros podem ser conservados por anos. Você provavelmente tem curiosidade em saber quanto tempo dura o peixe enlatado, um dos alimentos campeões em prazo de validade.

A sardinha em conserva, espécie de peixe enlatado mais consumida, dura entre 4 e 5 anos. Mas para que ela chegue aos 4 anos em perfeito estado de conservação, deve-se usar ingredientes de qualidade, sem a necessidade de processos de industrialização complexos.

Os próprios ingredientes do alimento têm propriedades que preservam a carne. 

Por exemplo, os peixes conservados em azeite tendem a ficar mais gostosos e suculentos à medida que os anos passam. Nossa fornecedora parceira Nuri, de Portugal, é mundialmente reconhecida pelo sabor único das suas conservas. Na produção, são usados apenas ingredientes de qualidade, especialmente selecionados.

Podemos até fazer uma comparação com os vinhos, e esse é um fato curioso sobre o peixe enlatado: quanto mais velho, mais apurado é o sabor.

Como o peixe em conserva dura tanto tempo?

Ao contrário do que muitos pensam, o peixe enlatado não possui conservantes e é um alimento rico em nutrientes, com altíssimas quantidades de cálcio e ômega 3.

O que mantém a durabilidade do alimento é a falta de ar dentro da embalagem e a presença do sal e do azeite na receita. No Brasil, algo parecido era feito antes da invenção da geladeira. Mergulhava-se a carne na própria banha para mantê-la conservada por meses.

Porém, de maneira geral, o peixe enlatado é produzido de forma industrial. Utiliza como ingredientes a espécie do peixe, o sal e o óleo de soja. Isso torna o produto mais barato, porém ele perde em qualidade e sabor.

Na Fui ao Mar, nós optamos por trabalhar apenas com produtores artesanais, pois, como já dissemos, o processo artesanal de fabricação valoriza e preserva o sabor, mesmo após vários anos. Além disso, todos os nossos fornecedores utilizam azeite de oliva no lugar do óleo comestível, o que torna o sabor incomparável.

Uma história de guerra

E se você gosta de histórias vai com certeza vai amar essa.

Por volta dos anos 1950, 3 latas de sardinha da marca Ramirez foram encontradas nos escombros da 2ª Guerra Mundial, pois toda a indústria conserveira portuguesa foi uma das principais produtoras de alimento para os soldados que lutaram na Segunda Guerra Mundial.

As 3 latas foram então devolvidas para o presidente da Ramirez na época e a fabricação datava mais de 6 anos. Mesmo assim, o presidente da Ramirez resolveu prová-las e disse: “Estavam óptimas”.

Não provamos exatamente estas sardinhas da Ramirez, mas comemos outras e podemos atestar que a qualidade das suas conservas é excelente, o que nos fez incluí-la no nosso catálogo de vendas.

E você, teria coragem de provar? Pois, agora, vamos entender por que o peixe enlatado dura tanto tempo.

Fabricação hermética de peixes em conserva

Crus ou previamente cozidos, os peixes são colocados manualmente nas latinhas com os demais ingredientes da receita (óleo, azeite, molho de tomate, temperos). A latinha é fechada hermeticamente (que impede totalmente a entrada do ar) e submetida a altas temperaturas, que esterilizam a lata e o alimento, matando qualquer micro-organismo.

Esse “cozimento” funciona como uma panela de pressão e não deixa escapar nenhum sabor. O processo é responsável por apurar o sabor da carne, que incorpora o sabor dos outros ingredientes e fica ainda mais gostosa com o passar dos anos.

Navegue por novas receitas com a Fui ao Mar!

Explore os sabores da gastronomia marítima com nossas receitas exclusivas preparadas com produtos em conserva importados da Espanha e de Portugal.

E se reúna com familiares e amigos para compartilhar essa refeição.

Se você ama navegar por novos sabores, então precisa degustar um peixe em conserva gourmet.

Para receber este e outros conteúdos de forma exclusiva, cadastre-se em nossa newsletter no quadro abaixo!

Recomendados para você