A história da indústria conserveira em Portugal remonta há mais de um século e meio. Desde a segunda metade do século XIX até os dias atuais o segmento passou por inúmeras fases e transformações. Nesse período, muitas empresas surgiram e desapareceram; outras foram sendo adquiridas – num processo de concentração comum a qualquer setor econômico – e algumas poucas marcas centenárias que resistiram às intempéries ainda permanecem no mercado consolidando-se como verdadeiros símbolos portugueses. Mas agora são seguidas de perto por algumas jovens e inovadoras empresas, sobretudo, porque nos últimos dez anos o setor ganhou projeção inimaginável.

foto com quatro latinhas de peixes em conserva da marca Jose Gourmet

Se durante décadas foram consideradas um alimento banal, hoje algumas conservas de peixe atingem um status de produtos gourmet, estando presentes não apenas em lojas sofisticadas, mas também nas criações de restaurantes de fine dining em inúmeros países mundo afora. Isso é resultado não apenas da altíssima qualidade das conservas portuguesas, como atestam chefs e especialistas da área, mas também pela iniciativa de empresários atentos que, mesmo num setor tradicional, souberam captar novas tendências para desenvolver e inovar suas produções.

Mais recentemente, durante a pandemia, as conservas ganharam ainda mais destaque como uma refeição saudável, rápida e deliciosa, tornando-se um hit entre instagramers e tiktokers, algumas marcas atingiram outro nível. A José Gourmet é um exemplo disso. Criada em 2008 com a missão de reinventar e comercializar alguns dos produtos alimentares mais tradicionais e icônicos de Portugal, galgou rapidamente os rankings internacionais para alcançar um status invejável, sobretudo em se tratando de uma empresa tão jovem. Com suas receitas inovadoras aliadas ao design sofisticados de suas embalagens, a marca vem recebendo elogios e conquistando prêmios nos últimos anos. E de algum tempo para cá, vêm conquistando fãs entre o público e ganhando cada vez mais elogios em publicações especializadas dos Estados Unidos e Canadá.

A editora da New York Magazine, Kitty Guo, antes desinteressada por conservas de pescados, declarou-se oficialmente convertida após experimentar as sardinhas em molho de tomate da marca. O mesmo se passou com os editores da Consumer Reports quando provaram as Petingas em Azeite Extra Virgem. “Fiquei genuinamente triste ao terminar essa lata”, afirma Anna Kocharian, editora e avaliadora de compras da CR, “ficaria feliz em servir isso em um jantar”, continua, “na lata mesmo, com os convidados pescando suas próprias sardinhas com um garfo de canapé”.

Mesmo os chefs se renderam ao fenômeno das conservas gourmet. Podem ser servidas em refeições rápidas e nutritivas para pessoas preocupadas com uma alimentação saudável, como defende a restauradora Kathy Sidell, proprietária do Saltie Girl, um restaurante de frutos do mar com filiais em Boston, Londres e Los Angeles, ou como ‘pièce de résistance’ de um jantar perfeito, como descrevem Matt e Yelena Caputo, do Caputo’s, uma rede de delicatessens de Salt Lake City, em Utah. Em uma recente visita à Portugal, Matt e Yelena foram brindados com um jantar de conservas de pescados pelos proprietários da Jose Gourmet. “Foi uma revelação para mim”, diz Yelena. “Minha atividade favorita é oferecer jantares. E por mais bonita que seja essa experiência, geralmente também é algo exaustiva para o anfitrião. É muito trabalho, e há muito tempo e preparação antes e depois. A beleza daquele jantar foi ver a facilidade com que nos prepararam um jantar de vários pratos que durou várias horas, numa atmosfera social com bebidas, comida e conversa. Aquilo me surpreendeu”. Mesmo famosos, como o chef e crítico gastronômico Andrew Zimmern, resolveram aderir às conservas. Se em seu programa “Andrew Zimmern’s Bizarre Foods” viajou pelo mundo experimentando pratos inusitados – de insetos a intestinos – recentemente ele se voltou para sua despensa para fazer recomendações de conservas de pescados buscando mudar os hábitos alimentares e culinários do público. Em seu Substack, “Andrew Zimmern’s Spilled Milk,”, relembra suas memorias de infância para discorrer sobre conservas e explicar ao público de que se tratam, falar sobre seu preparo e variedades. E entre uma quantidade considerável de opções entre nacionais e importadas, o chef foi taxativo ao revelar uma de suas marcas favoritas: José Gourmet.


Em breve, você poderá degustar as deliciosas conservas da Jose Gourmet aqui no Brasil. A Jose Gourmet é fornecedora parceira da Fui ao Mar, com um catálogo repleto de iguarias.

Conheça os produtos da Jose Gourmet.

Recomendados para você