O sabor exótico e marcante é um dos principais atrativos na gastronomia com polvo. Mas você sabia que essa espécie de molusco em conserva ou fresca é rica em benefícios nutricionais para a saúde? Saiba como incluí-la na sua alimentação de forma gostosa e saudável.

Como nossa especialidade são os frutos do mar em conserva, este texto tem como foco o polvo em conserva e seus benefícios nutricionais.

No Brasil, são poucos os restaurantes que oferecem polvo no cardápio, o que é mais comum em lugares especializados em gastronomia marítima. Além disso, raramente o brasileiro aproveita esse molusco em receitas em casa.

A realidade é que os frutos do mar não fazem parte da nossa alimentação habitual, sendo consumidos em datas comemorativas, o que ainda é pouco. No hábito do dia a dia, as carnes bovinas, suínas e de aves gozam da preferência na maioria dos lares.

Dessa forma, deixamos de consumir nutrientes importantíssimos para o bom funcionamento do nosso corpo. E, ainda, deixamos de experimentar novos sabores.

Se você já provou a carne de polvo em conserva, sabe como ela é deliciosa. Mas se ainda não, continue a leitura para descobrir ótimos motivos para experimentá-la e também conhecer uma receita gostosa, nutritiva e sofisticada.

Nutrientes e benefícios do polvo em conserva

O polvo em conserva é encontrado em pequenas porções que variam entre 100g a 150g. Essa quantidade é suficiente para uma pessoa fazer uma refeição e consumir uma grande quantidade de nutrientes presente nesse molusco.

Em 100g de polvo em conserva encontramos:

  • 15,6g de proteínas
  • 240mg de potássio
  • 43mg de magnésio
  • 170mg de fósforo

Além disso, o polvo em conserva é uma fonte rica em ômega 3 e aminoácidos.

O ômega 3 é um forte aliado na prevenção de doenças cardiovasculares, artrite reumatoide, obesidade e Alzheimer. Essa substância também atua no equilíbrio dos níveis de colesterol e de triglicérides no sangue, e na proteção dos vasos sanguíneos da retina, evitando inflamações.

Os aminoácidos são substâncias que auxiliam na recuperação muscular. Mesmo que você não seja atleta, esses nutrientes proporcionam uma melhor oxigenação dos músculos, reparam o dano muscular causado pela atividade física e aumentam a capacidade do organismo de utilizar mais energia anaeróbica.

Tudo isso falando apenas de uma espécie de molusco.

Você que nos acompanha, já conheceu uma série de artigos sobre os benefícios nutricionais dos peixes e frutos do mar em conserva. Por não fazer parte dos costumes brasileiros, os pescados são poucos consumidos e, com isso, deixamos de aproveitar todos os nutrientes que eles possuem.

Receita com polvo em conserva

Agora é a hora mais gostosa. Depois de aprender sobre os benefícios nutricionais do polvo em conserva, você vai se deliciar fazendo uma receita prática e tradicional.

O sabor da carne de polvo é diferente de tudo que você já provou. A textura é diferente, o aroma é gostoso, a carne é macia e suculenta. Quando falamos que a gastronomia com polvo é exótica não estamos brincando, é realmente única.

Nossa sugestão então é cozinhar uma receita de Polvo à Lagareiro com Batatas Amassadas, uma inspiração da gastronomia portuguesa.

receitas-fui-ao-mar-Polvo-à-Lagareiro-com-batatas-assadas

Na Península Ibérica, o polvo é muito consumido e as conservas desse molusco são consideradas as melhores do mundo.

A Fui ao Mar tem fornecedores parceiros em Portugal e na Espanha. Assim, nós te convidamos a navegar por novos sabores e provar essa receita com uma conserva artesanal sofisticada. O preparo de conserva de polvo ressalta o sabor da carne, deixando-a ainda mais saborosa e suculenta.

Gostou do texto? Compartilhe com seus amigos!

Aproveite e cadastre-se em nossa newsletter e receba conteúdos e novidades diretamente no seu e-mail!

Recomendados para você