Ainda pouco conhecidas no Brasil, as conservas de peixe gourmet propõe uma experiência sofisticada no que diz respeito ao consumo de enlatados. Por aqui, a disponibilidade das latinhas é grande, porque o objetivo das marcas encontradas é oferecer um alimento nutritivo e barato.
E, como parâmetro, existem as conservas portuguesas, espanholas e francesas, que têm a mesma técnica de fabricação, porém produzidas em menor escala e feitas de forma artesanal. Com isso, existe um ganho em qualidade, para atender um público que ama degustar novos sabores da gastronomia.
Além disso, a pesca sustentável influencia muito na qualidade das conservas. Toda a produção é feita com peixes selvagens e existem diversos critérios para que uma espécie possa ser pescada. Por isso, o diferencial de qualidade de um peixe em conserva gourmet começa no mar, com pescadores, em pequenos barcos, selecionando os melhores pescados.
Existem outras diferenças entre os produtos nacionais e importados. Saiba mais sobre elas!
Como os peixes em conserva gourmet são produzidos
Na Europa, existem centenas de pequenas empresas produzindo peixes em conserva gourmet. A produção e o consumo fazem parte da cultura gastronômica desses lugares e isso promove uma economia onde pescadores, mercadores e produtores têm grande participação na qualidade final.
Isso promove uma competitividade pelo melhor produto e quem ganha é o consumidor final, que degusta uma variedade de sabores deliciosos.
Óleo x azeite
As sardinhas em conserva nacionais, em sua maioria, são feitas com óleos comestíveis produzidos com grãos transgênicos. Há exceções. Nesses casos, as marcas deixam bem claro que a conserva é feita com azeite. Já as conservas importadas, utilizam azeite de oliva virgem e extra virgem, uma opção rica em sabores e muito mais saudável.
Aromatizador x receitas
Enquanto a maioria das sardinhas nacionais usam aromatizantes e realçadores de sabor na fabricação de peixes enlatados, as sardinhas em conserva gourmet são consideradas premium por criarem receitas exclusivas com legumes e temperos naturais.
Para conferir, basta ler o rótulo de ingredientes e fazer sua própria comparação.
Congelamento
As sardinhas nacionais são produzidas em escala, o que exige que os peixes sejam congelados para evitar o desperdício. O sabor não é o mesmo. As sardinhas importadas são frescas, pescadas e levadas diretamente para as fábricas, onde são cortadas, limpas e enlatadas.
Quantidade x qualidade
Quando você prova uma sardinha nacional, está comendo um produto feito em quantidade. As conservas gourmet têm produção limitada, pois são feitas artesanalmente, com zelo e atenção que um produto premium exige.
Navegue por novas experiências gastronômicas com a Fui ao Mar!
Se você ama navegar por novos sabores, então precisa degustar um peixe em conserva gourmet.
Nós falamos com propriedade sobre qualidade, pois visitamos pessoalmente o local de fabricação das conversas dos nossos fornecedores parceiros. Você conhece quem são eles no menu da página inicial do nosso site.
Importar essas deliciosas conservas para o Brasil é uma forma proporcionar uma experiência gastronômica sofisticada e, nem sempre, cotidiana.
Para receber este e outros conteúdos de forma exclusiva, cadastre-se em nossa newsletter no quadro abaixo!