Os alimentos desidratados são ótimos aliados na nutrição do dia a dia por apresentarem uma grande quantidade de nutrientes e um período de validade maior. Além disso, eles podem ser usados como temperos, o que dá um grande diferencial nas suas receitas preferidas.
É normal as pessoas se questionarem se eles são realmente saudáveis. Por isso, também é preciso saber identificar os valores nutricionais presentes nas embalagens. Essa é a garantia para não comprar um alimento desidratado não saudável.
Nas lojas que vendem produtos a granel, é comum encontrar legumes fatiados e fritos, parecidos com batata chips. Esses, no entanto, não oferecem qualquer tipo de benefício nutricional, já que são ricos em gorduras e sódio.
O que garante mesmo a conservação dos nutrientes é o simples processo de desidratação, que é bem simples e fácil de explicar. Durante o processo, os alimentos perdem quase toda sua porcentagem de água, mas nunca chega a zero. Com isso, dependendo da quantidade de água, o peso diminui consideravelmente. O que sobra são os nutrientes, as fibras e os compostos bioativos.
Portanto, informar-se é a melhor maneira de consumir alimentos desidratados saudáveis. Assim, eles se tornam um aliado na dieta pela praticidade e longevidade.
Vamos entender mais sobre esse processo e aprender por que inserir os alimentos desidratados na sua rotina!
Os alimentos desidratados são saudáveis?
Sim, podemos considerar pela quantidade de nutrientes que eles são saudáveis. No entanto, é importante ler o rótulo dos alimentos para saber se houve adição de agentes sulfitantes, responsáveis por manter a cor agradável, aumentar o tempo de validade e reter a perda de vitamina C (em casos de laranja, limão, cenoura).
Para ter mais confiança na naturalidade dos alimentos, dê preferência pelo rótulo de produtos orgânicos. Esses sim garantem que a produção é 100% feita com ingredientes não nocivos à saúde humana.
A Um Grama, nossa parceira portuguesa, produz legumes e frutas secas orgânicas, que em Portugal detêm o selo de biológicas.
Os produtos da Um Grama vêm na forma de tempero, o que é perfeito para adicionar em receitas e criar combinações incríveis de sabores.

Vitamina C
Por conta das altas temperaturas durante a desidratação, quase toda a vitamina C é perdida no processo. Como falamos, o único método de preservá-la é adicionando agentes químicos.
Outros nutrientes não são alterados.
Os alimentos desidratados ajudam a emagrecer?
A moderação é o principal aliado em uma dieta equilibrada, seja para ganhar ou perder peso. No caso dos alimentos desidratados, a quantidade de carboidratos é mais concentrada. Ou seja, a mesma porção in natura pode ser muito menos calórica.
Vamos ver o exemplo do abacaxi.
100g abacaxi in natura
- 48 kcal
- 12,3g carboidratos
100g abacaxi desidratado
- 287 kcal
- 72,5g carboidratos
Alimentos desidratados têm mais açúcar e sal?
Não, mas o sabor é realçado porque a remoção da água aumenta a concentração dos outros compostos dos alimentos, seja açúcar ou sal.
No entanto, no caso das frutas, existe uma diferença entre frutas secas e frutas cristalizadas. Enquanto as primeiras concentram apenas o açúcar natural do alimento, as segundas recebem a adição de açúcar industrializado, o que dá a aparência glaceada à fruta.
Nos legumes desidratados fritos o resultado é parecido. O processo de fritura aumenta ainda mais a quantidade de sódio, o que realça o sabor salgado do alimento.
Ambos não são saudáveis.
Conheça mais sobre gastronomia e cuidados com a saúde!
Entender sobre alimentos também é aprender sobre saúde. Quanto mais sabemos sobre gastronomia mais podemos nos beneficiar das propriedades nutricionais dos alimentos.
A Fui ao Mar tem conteúdos ricos para você se deliciar com uma gastronomia saudável. Acesse nosso blog.
Ficou interessado(a) em conhecer nossa parceira de produtos orgânicos portuguesa? Conheça mais sobre a Um Grama.
Receba tudo isso por e-mail. Cadastre-se em nossa newsletter para receber novidades diretamente em seu e-mail!