As escolhas alimentares podem contribuir de forma direta para a manutenção da saúde ou para o aparecimento de doenças ao longo da vida. Para isso, é necessário enriquecer e diversificar, sempre consumindo alimentos ricos em nutrientes. Alguns itens são essenciais, outros você pode substituir, como a carne vermelha.
De acordo com pesquisas mais recentes, seis entre as dez principais causas de morte no mundo estão ligadas à alimentação e, entre elas, estão as doenças cardíacas e o diabetes, por exemplo.
Essas doenças podem ser caracterizadas como doenças crônicas não transmissíveis, relacionadas com seus hábitos no dia a dia, incluindo o hábito alimentar. Por esse motivo, fazer boas escolhas na alimentação é fundamental.
Continue a leitura e saiba porque substituir a carne vermelha por peixe!
Carne vermelha é boa para a saúde?
Alguns especialistas também afirmam que dentro das medidas necessárias para a manutenção da saúde e prevenção de doenças está a redução do consumo de carnes vermelhas, optando por maior consumo de carnes brancas como os peixes.
Essa recomendação se dá pelo fato de que a carne vermelha, se comparada aos peixes, possui maior teor de gordura, principalmente se considerarmos as carnes consideradas gordas como a costela e alguns cortes de carne de porco.
O consumo dessas carnes favorece o acúmulo de gordura no sangue e nas veias, aumentando o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares como hipertensão arterial, além de ocasionar aumento nos níveis de LDL no sangue, o colesterol conhecido como ruim, gerando também consequências para a saúde.
Por que substituir a carne vermelha por peixe?
Já o peixe, ao contrário da carne vermelha, possui melhor qualidade nutricional, pois a gordura presente em sua composição é uma gordura boa, também chamada de ômega 3, nutriente essencial para garantir saúde cognitiva, boa memória e saúde cerebral, entre outros benefícios.
A maior parte das pesquisas com ômega 3 também verifica os seus efeitos no sistema imunológico e o efeito anti-inflamatório no corpo, principalmente nos casos de asma, artrite reumática e autoimunidade.
Dessa forma, uma dieta balanceada com o consumo de pescados pode influenciar no modo em que as células do corpo reagem e combatem inflamações e agentes nocivos à saúde do organismo como os vírus e as bactérias.
Por esse motivo, substituir carne vermelha por peixe, como fonte de proteína da dieta, pode trazer maiores benefícios à saúde se comparado ao consumo de carnes vermelhas e que o seu preparo nas refeições deve ser ainda mais explorado no dia a dia.
Conheça mais sobre a gastronomia e pescados em conserva com a Fui ao Mar!
Para os dias mais corridos, os peixes em conserva da Fui ao Mar são uma ótima opção, porque, além de trazerem os benefícios do peixe, são produzidos com um rigoroso processo de controle de qualidade, que preserva as características naturais do produto como sabor, aroma e nutrientes!
Lembrando sempre que uma alimentação saudável abrange não só a diminuição do consumo de gorduras ruins, de origem animal, mas também de alimentos ricos em sal e açúcar e que a dieta deve ser equilibrada com o consumo de fontes de todos os grupos alimentares, como as proteínas, os carboidratos e as gorduras boas.
Na Fui ao Mar, você é nosso(a) convidado(a) a navegar por novos sabores, e conhecer a riqueza gastronômica dos pescados em conserva.
Quer saber mais? Cadastre-se em nossa newsletter para receber conteúdos diretamente em seu e-mail!