Perfeito para o clima tropical do Brasil, os vinhos brancos podem ser consumidos sozinhos, com saladas ou pratos leves. Dessa forma, seu aroma ácido e refrescante é ideal para uma gastronomia com peixes.
Não existe uma regra determinante para fazer a harmonização de vinhos brancos com peixes. Para tal, considere o teor de gordura da carne, a quantidade de sal e os outros ingredientes do prato.
Sendo assim, você chega a um denominador comum onde o tipo de vinho harmoniza prazerosamente com o sabor do alimento.
É hora de conhecer mais sobre os vinhos e requintar seus conhecimentos gastronômicos com mais uma história da Fui ao Mar. Continue a leitura!
As características dos vinhos brancos
Apesar do rótulo de vinho branco, essa bebida não é necessariamente produzida apenas com uvas verdes. O que define a cor final é o tempo de fermentação do suco ou mosto da uva em contato com a casca, que, nesse caso, é quase inexistente.
Dessa forma, esse processo também define o sabor do vinho, com características ácidas, aromáticas, leves e refrescantes. Para a produção do vinho branco, diversas espécies de uva podem ser usadas. As principais são:
- Chardonnay
- Sauvignon Blanc
- Chenin Blanc
- Pinot Gris/Grigio
- Gewurztraminer
- Riesling
- Semillon
- Torrontés
- Viognier
- Moscatel
Esses nomes são bem famosos, não é mesmo? É comum que a marca da bebida venha acompanhada da espécie de uva utilizada no processo. Com isso, é mais fácil identificar as características do vinho.
Em sua maioria, os vinhos brancos são classificados em:
Leves e refrescantes
- Aligoté
- Pinot Grigio
- Sauvignon Blanc
- Chenin Blanc
Aromáticos
- Grewürztraminer
- Torrontés
- Rielsing
- Voignier
Encorpados
- Chardonnay
- Semillon
- Marsanne
- Roussanne
Em geral, os leves e aromáticos são mais indicados para receitas com peixes. No entanto, dependendo dos ingredientes do prato, um vinho encorpado também acompanha bem.
Guia Fui ao Mar de Harmonização
Salada colorida com Sardinha
Uma receita simples, colorida e leve. A salada leva ingredientes como rúcula, radicchio, alface, nozes e sardinha. Para não ter erro na hora de harmonizar, escolha vinhos brancos leves e refrescantes.
Confira o modo de preparo desse prato em nosso menu receitas.
Legumes assados com Sardinha
Os vinhos brancos leves e refrescantes também harmonizam com pratos assados. Nesse caso, legumes assados com sardinha não possui ingredientes de acidez elevada, prevalecendo a leveza no sabor. Sendo assim, a acidez baixa desse tipo de vinho branco combina perfeitamente com o prato.
Confira o modo de preparo desse prato em nosso menu receitas.
Atum assado em folhas de Louro e Alecrim
Para essa receita, a escolha do vinho pode ser entre os aromáticos ou os encorpados. A particularidade do atum é sua carne com mais gordura e um sabor mais forte. Dessa forma, o vinho harmoniza para aflorar o sabor delicioso do alimento com as ervas.
Confira o modo de preparo desse prato em nosso menu receitas.
Bruschettas com peixes em conserva
A bruschetta é uma receita com pães assados que você pode combinar com diversos tipos de queijos e peixes. Porém, nossa indicação é usar queijos curados e mais fortes. Assim, você pode harmonizar um delicioso vinho branco leve e ácido.
Saiba como preparar bruschettas com queijo e peixe no menu receitas.
Petingas fritas como aperitivo
Já falamos em receitas cruas e assadas e agora é a vez das petingas fritas. Para harmonizar perfeitamente, leve em consideração o teor de gordura do alimento. Ou seja, para todas as receitas fritas esse teor é alto, então, acompanham bem os vinhos brancos encorpados.
No menu receitas da Fui ao Mar, temos um delicioso aperitivo com petingas.
Conheça mais sobre a gastronomia e pescados em conservas com a Fui ao Mar!
Sabe o que fica ainda melhor? Quando você compartilha isso com sua família e seus amigos. Temos certeza que eles vão amar!
É muito comum que associemos a gastronomia a momentos felizes. Nos faz pensar como é bom estar perto de quem a gente ama e, ainda, com muitas coisas gostosas para comer.
Na Fui ao Mar, você é nosso(a) convidado(a) a navegar por novos sabores, e conhecer a riqueza gastronômica dos pescados em conserva.
Quer saber mais? Cadastre-se em nossa newsletter para receber conteúdos diretamente em seu e-mail!