O final de abril marca as quedas de temperatura no Brasil, dando início à curta temporada de inverno registrada no país. Os meses de maio, junho e julho são os mais gelados, sendo uma excelente época para explorar vinhos e receitas para os dias frios.

Usando nossa expertise em receitas com peixes e frutos do mar em conserva, reservamos um cardápio quente e delicioso para você degustar com os vinhos que melhor harmonizam nessa época do ano.

Continue a leitura para saborear mais!

Casal tomando vinho em um dia frio e harmonizando o momento com uma receita

Quais vinhos harmonizam com dias frios?

O consumo de vinho tinto em dias frios é tão comum que a ideia está presente no imaginário popular, refletindo os sentimentos que associam a bebida ao clima.

Porém, existe uma explicação por trás dessa escolha. Os vinhos tintos, geralmente mais encorpados, combinam com pratos mais condimentados e mais “pesados”, que ajudam a aquecer o corpo. Além disso, a textura encorpada e presença marcante dos taninos dão uma sensação agradável ao paladar.

Por conta disso, os rótulos encorpados, adocicados e mais tânicos são os mais procurados nas estações frias. Você encontra essas características em vinhos produzidos com as uvas Cabernet Sauvignon, Malbec, Tannat e Syrah, por exemplo.

Além disso, podemos citar alguns vinhos tintos de corpo médio que harmonizam bem com as estações frias. Estamos falando dos rótulos Merlot, Barbera, Sangiovese e Pinot Noir.

Com uma textura mais suave, os vinhos tintos de corpo médio são nossas sugestões para receitas quentes e levemente condimentadas feitas com peixes e frutos do mar. Nesses casos, os vinhos podem ser tranquilamente consumidos em temperatura ambiente.

Quais receitas com peixes e frutos do mar combinam com dias frios?

Os peixes e frutos do mar geralmente são encontrados em receitas que remetem às estações quentes. No entanto, com objetivo de apresentar a você novos sabores, temos um cardápio recheado de assados e cozidos em que os pescados são os ingredientes principais.

Essa seleção foi feita justamente para que você possa degustar pratos diferentes durante todo o ano; sempre acompanhados de um vinho que harmonize o sabor.

Por conta disso, a escolha da bebida foge da tradicional harmonização, pois outros ingredientes são acrescentados e isso exige uma combinação especial.

Risotos

Uma das receitas mais românticas para os dias frios é o risoto. Esse prato é versátil e combina com vários ingredientes que acompanham o arroz. Nossa sugestão são receitas de Risoto de Cavala e Risoto de Berbigão.

A textura cremosa desse prato harmoniza bem com os vinhos tintos leves e de corpo médio. Assim, você pode degustá-la com vinhos Barbera e Carménère.

Massas

As tradicionais massas estão presentes no ano todo e não poderiam faltar no cardápio dos dias frios. Nossa sugestão são as receitas de Fettuccine com Molho Vermelho, Sardinha e Manjericão e Lasanha de Sardinha com Massa Fresca.

Esses pratos harmonizam bem com os vinhos Merlot e Malbec.

Polvos e Lulas

Nossa seleção especial das estações frias ainda com duas receitas deliciosas e sofisticadas: Polvo à Lagareiro e Lulas Guisadas, tradicionais da gastronomia espanhola.

Como harmonização, sugerimos degustá-las com vinhos Tempranillo.

Conheça mais sobre gastronomia e pescados em conserva com a Fui ao Mar!

Navegar por novos sabores é nossa inspiração, e queremos que você possa também vivenciar essa experiência.

Em nosso site, você encontra dezenas de receitas feitas com peixes e frutos do mar em conserva.

Além disso, você pode conhecer a origem dos nossos produtos importados em nosso menu fornecedores parceiros.

Bom apetite e até a próxima!

Recomendados para você