Você que acompanha nossas publicações já deve ter notado que nós somos apaixonados pela gastronomia. Estamos sempre te convidando a navegar por novos sabores e descobrir como a culinária também é rica em culturas e histórias. Hoje, vamos te ensinar a harmonizar ingredientes em receitas com peixes em conserva.

Antes de começar, precisamos explicar o processo da conserva, o que influencia muito no sabor da receita escolhida.

A conserva é um processo muito simples, com poucas etapas de fabricação, sendo uma excelente forma de conservar as propriedades nutricionais dos alimentos. As conservas que você encontra na loja da Fui ao Mar são todas feitas artesanalmente, sem a presença de conservantes.

Na produção, existem dois ingredientes principais: o sal e o azeite. Outros temperos, como limão e tomate, podem ser acrescentados no preparo e isso faz a diferença na hora de usar os peixes em conserva como ingrediente em outras receitas.

Como premissa, considere que a carne de peixes em conserva tem um sabor marcante, encorpada, e você precisa encontrar alimentos que quebrem essa característica para harmonizar perfeitamente em sua receita. Ou seja, os outros ingredientes harmonizam com o peixe em conserva porque ele será a estrela da sua receita.

Vamos saber mais!

Escolhendo legumes e verduras

Vamos considerar que você deseja preparar uma refeição completa, onde o peixe em conserva é o ingrediente principal, e teremos um acompanhamento.

Sabendo que o sabor da carne é mais forte, o primeiro passo é escolher quais legumes e verduras ajudam a suavizar isso. A notícia boa é que absolutamente todos os legumes e verduras harmonizam com os peixes em conserva. Alguns têm sabor adocicado, outros quase não tem sabor, então eles absorvem parte do sal do peixe em conserva e, ao mesmo tempo, perfumam a carne.

Em nosso site, temos ótimas receitas com abobrinhas, abacates, ervilhas, batatas, mandioquinhas etc. e cada um desses ingredientes acrescenta um sabor especial para o prato.

No caso de verduras amargas, deixá-las de molho em água e vinagre ou limão ajuda a quebrar o sabor forte, para então serem usadas na sua receita.

Não acrescente outros temperos

Uma das características mais sofisticadas dos peixes em conserva da Fui ao Mar é que o processo artesanal de conserva produz um tempero delicioso. Por isso, você não precisa acrescentar sal, alho, entre outros temperos na receita. Isso deixaria o gosto da comida muito forte, o que não agrada todos os paladares.

O líquido da conserva pode inclusive ser usado para temperar o acompanhamento, como no caso de uma salada caesar.

Decoração olfativa

Vamos abrir uma exceção de temperos somente quando você for decorar seu prato. Nesse caso, uma dica de ouro para refinar a receita é salpicar temperos que perfumam, como o alecrim, manjericão, coentro, cebolinha, entre outros.

Esses temperos harmonizam perfeitamente a estética e os aromas da receita. Mas use somente o formato in natura, nunca o formato em pó dos temperos.

Para decoração, você também pode adicionar pimenta biquinho, trazendo leve picância no sabor.

Pimentão e cebola

Trouxemos esses ingredientes à parte, porque o sabor deles deve ser harmonizado corretamente. A Fui ao Mar tem uma receita incrível de Moqueca de Sardinha, onde acrescentamos cebola e pimentão e o resultado ficou delicioso, pois o sabor característico desses legumes complementa sabores e perfuma a receita. Nós indicamos que você prove a Moqueca de Sardinha.

Massas, risotos e saladas

Agora que você aprendeu as características dos ingredientes que harmonizam com os peixes em conserva, vamos para o gran finale do seu prato.

Os peixes em conserva combinam maravilhosamente com risotos, massas e saladas. Nesse sentido, você pode usar a criatividade (e nossa seção de receitas) para se inspirar em novos sabores.

No entanto, é importante que esses acompanhamentos tenham o mínimo de tempero ou nenhum. Esse também é o motivo pelo qual a carne da conserva harmoniza tão bem com esses ingredientes.

O peixe é a grande estrela e dá sabor, seja para o risoto, para a massa ou para a salada.

Massas com peixes em conserva

Para essa combinação, A Fui ao Mar sugere duas receitas maravilhosas: o calzone de brócolis e sardinha e o fettuccine com molho vermelho. Em ambos os casos, a sardinha em conserva é o ingrediente principal.

Nossa indicação é usar a sardinha em azeite extra virgem Luças para o calzone e a sardinha em molho de tomate picante Nuri para o fettuccine.

post-blog-receita-Fettuccine-com-molho-vermelho-sardinha-Nuri-e-manjericão

Legumes com peixes em conserva

O equilíbrio fica perfeito quando combinamos uma ventresca de atum em azeite de oliva Luças com verduras e queijo cabra.

Outra sugestão de receita são os legumes assados com sardinha em conserva Nuri. Para esse prato, você vai precisar de brócolis, abobrinha, mandioquinha, berinjela e azeitonas pretas.

Por fim, nós te convidamos a acessar nossa seção de receitas e conhecer mais sobre o modo de preparo sobre cada uma que apresentamos aqui.

Aproveite e leia nosso texto sobre harmonização de vinhos e peixes.

post-blog-receita-Legumes-assados-com-sardinha-Nuri

Conheça mais sobre a gastronomia e peixes em conservas com a Fui ao Mar!

A gastronomia pode nos ensinar muito mais do que a receita em si. E tudo fica mais gostoso quando compartilhamos.

Agora é sua vez! Escolha uma das receitas e chame seus familiares ou seus amigos para um jantar. Depois, nos mande uma mensagem para contar como foi.

Temos certeza de que eles vão adorar e querer mais!

Quer navegar por novos sabores? Cadastre-se em nossa newsletter para receber novidades diretamente em seu e-mail!

Recomendados para você