Escolher o vinho perfeito para acompanhar a refeição é considerado uma arte. Porém, essa arte não é exclusiva dos sommeliers. Aqui, nosso foco é te ajudar a criar uma harmonização de vinhos e peixes. Vamos te apresentar as características de cada alimento e explicar o porquê da escolha do vinho.

A experiência gastronômica é riquíssima em sabores e o vinho é um dos grandes responsáveis por enriquecer o paladar. Por isso, o maior desafio na escolha de um vinho para servir com peixes é saber valorizar o alimento e a bebida simultaneamente.

No nosso caso, somos especialistas em frutos do mar e peixes em conserva. Portanto, é necessário escolher um vinho que acompanhe receitas feitas com peixes de mar aberto, ou seja, que não foram criados e alimentados em cativeiro.

E, claro, você nota que o gosto da carne é diferente, algumas mais salgadas outras mais secas. Conheça os segredos da harmonização de vinhos e peixes!

Harmonizando vinhos e peixes

A maioria das pessoas pensa que apenas os vinhos brancos combinam com peixes. De fato, eles combinam com a maioria dos peixes. No entanto, essa escolha abrange uma variedade de vinhos e vamos te explicar por quê. 

Para que facilite sua leitura, vamos classificar os vinhos de acordo com a espécie de peixe.

Anchova e Sardinha em conserva

As principais características dessas espécies de peixe é o sabor salgado e a grande quantidade de óleo, justamente por conta da conserva. Nesse sentido, esses alimentos acompanham bem com vinhos de acidez alta, como Pinot Grigio, Lambrusco Rosé e Garnacha Blanca.

Atum e Salmão

Já para refeições com Atum e Salmão, uma ótima escolha de harmonização de vinhos e peixes é optar pelas bebidas frutadas e doces, como o Chardonnay, Barbera, Riesling e Gewurztraminer.

Essas duas espécies apresentam particularidades no sabor por conta da carne mais encorpada e macia.

Aqui, vale ressaltar que atum é o que você encontra fresco, inteiro.

Bacalhau

O bacalhau é um dos peixes mais populares do mundo, principalmente por conta da alta procura na Páscoa. A carne extremamente salgada é sua principal característica. 

Dessa forma, existem diversas maneiras de preparo do bacalhau e cada uma delas pede um vinho diferente.

  • Salada de Bacalhau: Grüner Veltliner, Dolium Escolha, Allende
  • Bolinho de Bacalhau: Dolium Escolha, Allende, Grüner Veltliner
  • Bacalhau Grelhado: Grüner Veltliner, Dolium Escolha, Allende, Viu Manent Gran, Quinta do Valdoeiro, Palliser Estate
  • Bacalhau Portinari: Viu Manent Gran, Quinta do Valdoeiro, Palliser Estate
  • Risoto de Bacalhau: Allende, Viu Manent Gran, Palliser Estate

Como você pode notar, o bacalhau harmoniza com variados tipos de vinho. Dependendo da receita, pode ser um branco, Chardonnay ou Pinot Noir.

Mexilhão

O mexilhão não é uma espécie de peixe, mas pode ser produzido em conserva. Este fruto do mar também é importado e vendido pela Fui ao Mar aqui no Brasil.

Na gastronomia, o mexilhão é um excelente ingrediente em sopas com legumes. Para harmonizar com esse prato quente, sugerimos vinhos Muscadet e Rieslings. A particularidade da combinação do Muscadet com mexilhões é por conta da mineralidade presente nesse vinho. Sua acidez alta também agrega no sabor do alimento.

Outra opção gastronômica com mexilhões é o preparo de moules et frites (mexilhões com batatas fritas). Essa receita criada na Bélgica ganhou o mundo. Simples, porém deliciosa. A moules et frites harmoniza bem com Muscadet, Pinot Grigio ou Albariño.

Navegue por novos sabores com a harmonização de vinhos e peixes

A gastronomia nos permite vivenciar experiências incríveis. Porém, muitas vezes nos falta conhecimento para criar as combinações perfeitas.

No entanto, agora você já sabe das particularidades que fazem aflorar o sabor do peixe ou fruto do mar quando combinado com um bom vinho.

Ficou interessado pela gastronomia de frutos do mar e peixes em conserva? Conheça nosso Guia Fui ao Mar!

Boa harmonização!

Recomendados para você