Muito apreciados por aflorar o paladar, os tipos de vinhos harmonizam com os mais variados estilos de receitas, proporcionando ótimas experiências gastronômicas. Podem ser tintos, brancos, verdes ou rosés, cada qual com características que os tornam marcantes.

Especificamente em receitas com peixes em conserva, conhecer as diferenças entre os tipos de vinho é fundamental para a escolha de um rótulo que combine com a refeição.

Vamos conhecer mais sobre cada um deles e sugerir receitas para que você navegue por novos sabores!

Vinho tinto

Os vinhos tintos são bebidas de textura leve à encorpada, com maior teor alcoólico, menor acidez e presença de taninos marcantes, sendo geralmente secos. Dentro dessas características é possível encontrar centenas de variações e sabores que determinam a singularidade de cada rótulo.

Para entender melhor sobre essas diferenças, repare que cada marca carrega alguma nota, seja baunilha, chocolate, frutas vermelhas, madeira, floral, mineral etc.

Em relação ao corpo do vinho, o que determina sua textura é o tipo de uva e o tempo de contato do mosto (sumo de uvas) com a casca e a semente durante o processo de elaboração. O amadurecimento do vinho é muito importante para que a maciez e sedosidade da bebida chegue no ponto certo.

Para ver como isso funciona na prática, compare as características de vinhos tintos leve, de corpo médio e encorpado.

Tipo de uvaPinot NoirMerlotCabernet Sauvignon
Corpolevemédioencorpado
Taninopouco acentuadoacentuadoacentuado
Teor alcoólicomédioaltoalto
Acidezmédialevealta
Texturasuavesuaveseco

Vinho branco

Os vinhos brancos, em geral, são caracterizados pela suavidade, leveza, refrescância e notas cítricas ou frutadas. Esses vinhos são produzidos com espécies de uvas específicas, sem a presença da casca da fruta, o que garante a coloração amarelada da bebida e ausência ou presença bem sutil dos taninos.

Classicamente, os vinhos brancos são consumidos nas estações quentes, estando relacionados com suas características. Por esse motivo, o amargor dos taninos não é um atrativo, como nos vinhos tintos.

Entre tipos de uva usadas na fabricação de vinhos brancos, pode-se citar:

  • Chardonnay
  • Sauvignon Blanc
  • Riesling
  • Pinot Grigio
  • Moscatel
  • Chenin Blanc
  • Gewurztraminer
  • Semillon
  • Torrontés
  • Viognier

Vinhos rosés

Os vinhos rosés são conhecidos por sua versatilidade e capacidade de harmonizar com diversas ocasiões. De textura leve, suave e refrescante, eles estão classificados entre os brancos e tintos.

Isso acontece, pois sua elaboração resulta do contato do mosto com a casca e as sementes da uva, mas por um tempo menor do que os vinhos tintos. Esse método garante sua coloração rosa salmão ao rosa cereja e determina a intensidade suave dos taninos.

Os principais tipos de vinhos rosés são fabricados com as uvas Pinot Noir, Cabernet Sauvignon, Merlot, Sangiovese, Tempranillo, Negroamaro, Nebbiolo e Garnacha.

Como harmonizar tipos de vinhos com peixes em conserva?

A harmonização de vinhos com peixes em conserva leva em consideração leveza da receita, ou seja, receitas leves combinam com vinhos leves, enquanto receitas mais condimentadas e com maior teor de gordura podem ser degustadas com vinhos mais encorpados.

Inspirado no menu de receitas da Fui ao Mar, aqui estão algumas sugestões para melhor apreciar a gastronomia marítima com ótimos vinhos.

Sushis a L’Émietté de Maquereaux au Kombu Royal et aux Haricots de Mer

O sushi é um dos pratos mais famosos da gastronomia japonesa. Feito com arroz, alga e outros ingredientes que compõem o recheio, essa receita leve harmoniza bem com vinho verde da casta Alvarinho.

Modo de preparo do Sushi com Cavala em Conserva.

Atum ao Curry Verde com Arroz

Essa receita deliciosa possui a combinação de sabores do atum em conserva com o curry, sendo moderadamente condimentada. Para degustá-la, a sugestão são os rótulos Pinot Grigio ou Chardonnay.

Modo de preparo do Atum ao Curry.

Batatas Sauté Rústicas com Páprica, Salada de Kale com Rabanete e Cavalinha Picante

O kale não é um vegetal comum no Brasil, mas é um alimento muito nutritivo e benéfico para a saúde. Nessa receita, a salada de kale foi combinada com o sabor neutro da batata e picante das cavalinhas em conserva.

O sabor amargo do kale pede uma harmonização com vinhos suaves e de acidez elevada. Dessa forma, os rótulos Riesling, Moscatel e Gewurstraminer são excelentes opções.

Modo de preparo das Cavalinhas com Salada de Kale.

Sardinha ao Forno com Batata, Cebola e Tomate

Para o preparo dessa receita foi usada uma sardinha em conserva em molho de tomate, suculenta e levemente apimentada. Os outros ingredientes agregam condimento à receita e isso pede um vinho com a presença suave de taninos para harmonizar bem.

A sugestão são os vinhos do tipo rosé.

Modo de preparo da Sardinha em Molho Tomate Assada.

Você pode encontrar essas e muitas outras receitas no site da Fui ao Mar. Inspire-se nelas para navegar por novos sabores.

Acesse para saber mais!

Recomendados para você