A gastronomia de peixes combinada com boas cervejas artesanais é sinônimo de momentos felizes e deliciosos. Na Fui ao Mar, nós gostamos de compartilhar tudo com você para que possa criar a harmonia perfeita nesses momentos. E, ainda, queremos que você compartilhe isso com seus amigos e sua família. Por isso, neste artigo você vai aprender os segredos da harmonização de cervejas e peixes.

Os aromas e sabores das cervejas e dos peixes são variados e, portanto, podem ser combinados para melhorar nossa experiência degustativa. A técnica da harmonização consiste em notar os elementos sensoriais da cerveja e dos peixes e fazer com que o consumo de ambos juntos seja melhor do que consumidos separadamente.

Além disso, não é um grande desafio, pelo contrário, é mais simples do que harmonizar com carnes, por exemplo. As cervejas são geralmente mais leves, sendo ideais para combinar com alimentos de sabores suaves, como é caso de peixes e frutos do mar em conserva.

Continue a leitura para saber mais sobre a harmonização de cervejas e peixes!

Os segredos da harmonização de cervejas e peixes

A combinação de cervejas e peixes sempre vai resultar em um novo sabor. Primeiramente você precisa identificar a intensidade das características da bebida e do alimento.

  • gordura
  • doce
  • salgado
  • amargo
  • ácido
  • álcool

É a partir delas que o terceiro sabor se aflora. Você precisa então trabalhar a harmonização por diálogo.

  • semelhança (doce + doce, defumado + defumado, amargo + amargo)
  • contraste (doce + amargo, picante + doce)
  • complementação (o lácteo do leite, o limão que acompanha o sabor da maresia, o torrado do café etc.)

Claro, isso não é uma regra absoluta, mas é uma ótima forma para você se orientar e encontrar a harmonização perfeita. Assim, você pode se apegar ao seu gosto pessoal ou explorar combinações diferentes para navegar por novos sabores.

Na Fui ao Mar, nós sempre vamos te oferecer a segunda opção.

Tipos de cervejas para combinar com peixes e frutos do mar em conserva

Witbier

São cervejas de origem belga feitas à base de trigo. Normalmente, são leves e refrescantes e possuem sementes de coentro e casca de laranja em sua receita. A Witbier é uma ótima escolha para harmonizar com os pescados em geral, mas especialmente com peixes brancos e camarão.

Weizen ou Weissbier

Outras duas opções de cervejas de trigo. São suaves e refrescantes, ideais para dias de calor. Assim como a Witbier, elas combinam bem com os peixes e frutos do mar em conserva. No entanto, nossa dica é harmonizar a Weizen e Weissbier com frutos do mar em conserva.

Stout

São cervejas escuras, com sabor amargo moderado e levemente torrado. A Stout harmoniza perfeitamente com uma receita típica da gastronomia angolana: a moqueca. No Brasil, cada estado acabou aperfeiçoando esse prato, mas de qualquer forma nós indicamos combinar a Stout com moqueca de frutos do mar em conserva.

IPA

Essa cerveja se destaca pelo amargor forte e o sabor frutado. São cervejas britânicas encorpadas, de maior teor alcoólico e um final seco. Na gastronomia, elas combinam perfeitamente com salmão, sardinha, lula e lagosta.

Pilsen

Essa é a cerveja mais tradicional de todas. A Pilsen tem características de fermentação leve e amargor moderado, sendo uma ótima opção para harmonizar com alimentos de sabor leve e menos intensos. Seu gosto leve e refrescante é perfeito para combinar com aperitivos de peixes e frutos do mar em conserva.

Navegue por novos sabores com a harmonização de cervejas e peixes

A gastronomia é fantástica e nos permite conhecer novos sabores todos os dias. Porém, muitas vezes nos falta conhecimento para criar as combinações perfeitas.

No entanto, nosso guia te ajudou a criar a perfeita harmonização de cervejas e peixes.

Ficou mais interessado pela gastronomia? Cadastre-se em nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos no seu e-mail!

Boa harmonização!

Recomendados para você