Não é fácil mudar nossos hábitos alimentares! É importante dizer isso porque existem contextos e contextos que impedem o brasileiro de comer melhor. Porém, é um desafio que deve ser encarado por todos e, um a um, vamos mudando nossa nutrição para ter hábitos alimentares saudáveis.

Uma boa alimentação não muda só o que nós comemos. Essa transformação também é ótima para nossa saúde, prevenindo doenças como diabetes, colesterol, hipertensão, câncer, entre outras.

Além disso, os hábitos alimentares saudáveis melhoram nossa disposição, produtividade no trabalho, nos estudos e no controle do peso. Com isso, nós só temos a ganhar em qualidade vida.

Um passo de cada você pode mudar sua alimentação e viver com mais saúde. Continue a leitura para saber mais!

Passo a passo para ter hábitos alimentares saudáveis

Esse texto não tem o objetivo de te orientar sobre informações nutricionais. Algumas pessoas precisam, de fato, procurar a ajuda profissional de um médico ou de um nutricionista. Sendo assim, nosso conteúdo é baseado no Guia Alimentar para a população Brasileira, disponibilizado pelo governo.

1. Mais cor e vida!

Para começar, tenha em mente que uma refeição com frutas, legumes e verduras frescas forma uma combinação de cores fantástica. Dá até vontade de tirar uma foto, não é mesmo?

Sendo assim, comece acrescentando alimentos frescos na sua dieta. Eles têm altos valores nutricionais, além de atuarem na prevenção de doenças.

2. Ultraprocessados? Tô fora!

Em contrapartida, evite comprar alimentos ultraprocessados. Spoiler! Na verdade, a FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura) nem considera produtos ultraprocessados como alimentos.

Na lista desses produtos estão refrigerantes, salgadinhos, iogurtes, barras de cereal, alguns tipos de pães, sucos de caixinha, entre outros, que não oferecem benefícios para os hábitos alimentares saudáveis.

3. Processados: comer ou não comer?

Os alimentos processados são todos aqueles que utilizam alguma técnica de produção ou ingredientes para aumentar o prazo de validade dos alimentos.

O leite natural de verdade é aquele que sai da vaca na fazenda. Quando embalado em saquinho, esse alimento já perde o rótulo de in natura.

Os peixes em conserva da Fui ao Mar também são considerados processados. Porém, o processo de conversas é artesanal, sem conservantes, usando apenas sal e azeite para manter o alimento nutritivo e saboroso por mais tempo.

Além disso, o processo artesanal da conserva é usado há séculos na Europa para armazenar alimentos durante a época em que a pesca não é permitida.

Dessa forma, você sempre deve ficar atento aos rótulos e informações nutricionais do alimento.

4. Crie sua própria rotina de alimentação

Outra dica muito importante é criar seus próprios horários de refeições. O ideal é que sejam 3 refeições consistentes ao longo do dia: café da manhã, almoço e café da tarde / jantar.

Nunca deixe de fazê-las, pois são a base energética para você conseguir lidar com suas atividades. Sendo assim, adapte as refeições aos seus horários e sempre tenha uma fruta ou semente (nozes, castanhas) para quando a fome apertar fora de hora.

5. Valorize a cultura local

Você sabe dizer o nome de 5 frutas e plantas típicas da sua região? Muitas pessoas não sabem, mas cada região do mundo tem sua própria dieta alimentar.

Por exemplo, a dieta mediterrânea tem os nutrientes necessários para as pessoas acostumadas com o clima desértico daquela região. No Brasil, nossa riqueza são as frutas, riquíssimas em vitaminas e nutrientes.

Sendo assim, você pode pesquisar em feiras de rua, pois são lugares onde sempre se vende o que é produzido na região, alimentos naturais que ainda podem gerar uma economia para o seu bolso.

6. Já bebeu água hoje?

Pode parecer simples, mas muitas pessoas não têm o hábito de beber água.

São necessários pelo menos 2 litros de água por dia, seja consumindo água ou alimentos como frutas, verduras e legumes. Além disso, o grande teste para saber se seu corpo está hidratado é a cor da urina. Quando mais clara, mais hidratado o corpo está. 

7. Pratique exercícios físicos

Você sabia que as atividades físicas são um excelente termômetro alimentar? Quando você pratica esportes você gasta uma enorme quantidade de energia e nutrientes.

Se você sente fraqueza enquanto se exercita, a dieta alimentar pode estar fraca. Além disso, gastar energia nos faz sentir fome, pois temos que repor os nutrientes perdidos.

É nesse momento que você troca aquele lanche gorduroso e um copo de refrigerante por sementes, lanches naturais e frutas.

Navegue por mais histórias sobre alimentação e saúde com a Fui ao Mar!

Dicas valiosas, não é mesmo? Agora é sua vez de colocar os novos hábitos alimentares saudáveis em prática.

Aos poucos, mude sua alimentação e melhore sua qualidade de vida. Você vai se sentir bem, temos certeza!

Aproveite e compartilhe esse texto com familiares e amigos que precisam de motivação para mudar a dieta alimentar.

E para saber mais, cadastre-se em nossa newsletter para receber conteúdos diretamente em seu e-mail!

Recomendados para você